quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Berinjela recheada!

Ingredientes:

1 berinjela
250 grs. de carne moída magra
1 tomate picado
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
2 fatias de queijo light
1 col. (sopa) óleo
Salsinha à gosto
Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

Lave a berinjela e divida ao meio (do cabinho até o popo), com cuidado para não furar a casaca retire o seu interior deixando uma bordinha de mais ou menos 1/2 centímetro, cozinhe as duas partes em água somente para ficar um pouco macia e mantenha sua forma, reserve.
Pique o miolo da berinjela e reserve, em uma panela cozinhe a carne até esta estar sequinha em seguida adicione o óleo, o alho, a cebola e o miolo da berinjela e refogue um por mais ou menos 7 minutos em fogo médio, a partir dai adicione o tomate e refogue por 2 minutos em fogo médio, corrija o sal e a pimenta desligue o fogo e adicione a salsinha e deixe amornar (é mais para não queimar a mão).

Montagem:

Pegue uma das parte da berinjela e coloque metade do recheio e depois a fatia de queijo em cima, faça esse procedimento com ambas as parte coloque uma do lado da outra em uma assadeira (se for levar ao forno) ou num refratário próprio para microondas (se for ao microondas), leve ao forno quente até que estejam quente e o queijo derretido, retire do forno e decore com salsinha.

Dicas: Se quiser fazer capinha dourada antes de levar ao forno espolvorei por cima uma mescla de 1 col. (sopa) pão ralado com 1 col. (sopa) queijo ralado.
Se quiser adicione cenoura raladinha fina.
Pode ser feito com legumes refogadinhos.
O recheio é ótimo para criança que não come verduras pois fica tudo misturadinho e nem da para perceber, rsrsrrs.

Bom proveito e bom apetite!

Adicionando mais informações da berinjela recheada!

Primeiramente, a variações em potência e tempo dependendo do aparelho, então é bom ficar de olho nas primeiras vezes até acertar o ponto.

No microondas você até pode pular uma parte da receita que a de cozinha-la em água e depois rechea-la, assim ela vai manter mais sua forma, estou colocando da formma como minha mãe faz, utiliza potencia alta de 6 à 8 minutos (caso o seu microondas for muito potente o tempo pode diminuir um pouco), a casca da bixinha tem que ficar macia (da para furar com o garfo sem problema algum e ela fica meio molenga), para o queijo não ir para o beleleu vc coloca no último minuto para ele derreter.

Porque potência máxima?
Pois é para fazer cozimentos e indicado para verduras e legumes, agora não me pergunta detalhadamente, pois dai pra frente eu já não sei.

Agora se você não é muito expert em microondas como é o meu caso, eu normalmente faço somente a ultima parte no microondas, coloco na potência alta por 3 minutos sem o queijo em cima e no último minuto coloque-o, pois é mais para aquecer a casca já cozida e o recheio que amorno. Dessa forma da mais uma cozidinha na casquinha também, caso você tenha tirado um pouco antes.

A casca que foi cozida na água deve estar macia (de para corta com garfo e faca) porém deve manter sua forma, senão vc não conseguira rechea-la ela vai dar uma murchada lógico mas não pode ficar molenga de todas com as bordas encostadas no fundo da berinjela, cozida em água a fogo alto, tarda uns 5 a 7 minutos para chegar a este ponto.

Um comentário:

Anna disse...

Adoro berinjela, vou tentar fazer sua receita.
beijos
Anna